SOS Vida

Categoria: Serviço de Home Care

Critério: Inovação

A S.O.S. Vida se mantém na vanguarda das soluções em serviços de saúde. Investiu na contratação de consultoria da renomada Fundação Dom Cabral. Uma parceria baseada na construção gradativa de um modelo de gestão com o objetivo de aumentar sua competitividade e elevar seus resultados. O drive estratégico do negócio passou a ser “A Arte de Cuidar”, ampliando a visão da empresa para “ser uma empresa nacional e surpreender nas inovações do cuidar”. A empresa busca disseminar os conceitos de gestão e governança que adota para toda a equipe. Em 2016, realizou um Workshop voltado para a Governança Clínica, ministrado pelo professor Heleno Costa Junior, Gestor do Instituto de Conhecimento, Ensino e Pesquisa do Hospital Samaritano de São Paulo. A empresa vem divulgando internamente com mais ênfase o que é discutido nas sessões clínicas, para que todos, e não apenas a equipe assistencial, tenham contato com as temáticas pertinentes ao negócio e aos clientes. A empresa tem um robusto sistema de qualidade, por isso, conquistou a acreditação e recertificação pela JCI. Faz parte deste sistema, junto com outras comissões e comitês, a criação inovadora do Grupo de Gerenciamento de Risco que monitora os processos para identificar seus riscos inerentes e reduzi-los, com a prevenção de eventos adversos. Também para que essa política de atuação seja amplamente compartilhada pelos colaboradores da empresa, a S.O.S. Vida realizou um workshop interno sobre Gerenciamento de Risco, ministrado pela médica Sylvia Hinrichsen, professora da Universidade Federal de Pernambuco.

Critério: Credibilidade / Assistência

A S.O.S.Vida é acreditada pela Joint Commission International (JCI) e adota os manuais preconizados pela certificadora que são segmentados em duas seções: padrões com foco no paciente e padrões de gerenciamento da instituição de saúde. A empresa tornou-se a segunda do segmento de Home Care no Brasil e primeira no Norte/Nordeste a conquistar a Acreditação pela JCI. Já conquistou também a recertificação, o que reitera que a S.O.S. Vida fornece aos clientes serviços inovadores com confiança e credibilidade. O sistema de qualidade comporta várias comissões e comitês: Comitê da Qualidade - Formado pela diretoria e líderes clínicos e administrativos. Monitora os indicadores que permitem analisar resultados e definir as ações de melhoria. Comissão de Ética Médica - Orienta e fiscaliza o desempenho ético da profissão médica, representando o Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia junto à S.O.S.Vida. Comitê de Ética e Conduta Profissional - Promove o cumprimento do Código de Ética e Conduta Profissional, assim como do Manual do Colaborador, a fim de que a ética, o respeito e a responsabilidade sejam constantemente praticados na instituição. Comissão de Controle de Infecção Domiciliar (CCID) - Executa ações de controle de infecção domiciliar e estimula profissionais, pacientes, familiares e visitantes a participar do programa de controle das infecções. Comissão de Revisão de Prontuários - Revisa os prontuários e avalia o correto, completo e legível preenchimento de todos os itens, assegurando a qualidade das informações. Comissão de Padronização de Materiais e Medicamentos - Regulamenta a padronização de medicamentos e materiais médicos. Gerenciamento de Riscos - Monitora os processos para identificar os riscos inerentes e reduzi-los, com a prevenção de eventos adversos. A empresa conquistou o 2º lugar no ranking entre prestadores de serviço de saúde de uma conceituada operadora no âmbito nacional e o 1º lugar, pelo 5º ano, no Prêmio Benchmarking Saúde Bahia.

Critério: Novos investimentos

Em 2016, a empresa seguiu realizando investimentos em qualificação de pessoal, melhoria nos processos de gestão/qualidade e na ampliação de serviços. A área de abrangência para atendimento de pacientes em home care ampliou-se para novas cidades. Hoje a empresa atende em Sergipe e na Bahia, sendo que neste último estado está em 11 municípios: Salvador, Lauro de Freitas, Camaçari, Pojuca, Simões Filho, Mata de São João, São Sebastião do Passé, Candeias, São Francisco do Conde, Dias D’Ávila e Feira de Santana. Com base no planejamento de estrutura, atualizamos a nossa frota em aproximadamente 30% com o intuito de manter a qualidade no atendimento ao paciente.

Critério: Visibilidade de mercado

A empresa é filiada à ANAHP onde participa do Grupo de Trabalho sobre Home Care. O grupo está inserido na temática gestão e governança da instituição. Esta participação garante à empresa visibilidade juntos aos seus pares e também junto a importantes instituições privadas de saúde do país. Tem a oportunidade de influir nas posições institucionais da Associação e participar ativamente dos rumos do segmento de home care no mercado de saúde do Brasil. Em 2016, a S.O.S. Vida organizou o 2º Encontro de Home Care Aracaju com o tema “O Ciclo do Cuidar: do hospital ao domicílio”. O evento reuniu médicos, hospitais e operadoras de planos de saúde para discutir assuntos como “Tendências e desafios da gestão de leitos” e “Judicialização no setor de saúde”. A empresa manteve sua ação de relacionamento com assistentes sociais e enfermeiras, realizando evento que garante proximidade e parceria com estes grupos de profissionais que são determinantes na cadeia de serviços de home care. Como pioneira e líder do mercado de Home Care na Bahia e Sergipe, a S.O.S. Vida assume seu papel de catalizadora e propagadora das boas práticas e conhecimento sobre o serviço de home care. Em 2016, a empresas realizou e participou de diversos eventos científicos e acadêmicos, além de receber e realizar visitas de benchmarking. Alguns eventos: Desospitalização: Possibilidade e Desafios, IV Simpósio de Reabilitação Geriátrica, eventos do SIBRAD, participação de alguns componentes da equipe assistencial no curso de pós-graduação Aperfeiçoamento em Cuidados Paliativos, participação em eventos do CONSAD, participação no XV Congresso Brasileiro de Controle de Infecção e Epidemiologia Hospitalar e do 1º Simposio Internacional da Associação Panamericana de Infectologia em infecções associadas à atenção à saúde, I Simposio NESC de Geriatria e Gerontologia, mesa redonda na UFBA sobre Atenção Domiciliar. Recepção de estudantes da Escola de Enfermagem da UFBA e equipe da Operadora Sulamérica para visita de benchmarking.