Labchecap

Categoria: Laboratório de Análises Clínicas

Critério: Inovação

Atento às mudanças do mercado, o Labchecap procurou inovar em vários processos. Criou um conceito único para a arquitetura e padronizou as unidades, renovou o Parque Tecnólogico (NTL) e investiu na 2ª ressonância magnética. Executou a aplicação para nova acreditação ONA e criou uma equipe de Representantes de Relacionamento Médico, desenvolvendo trabalho segmentado por especialidade (VIP). Além disso, segue outros pontos realizados. • 6 novas unidades laboratoriais. • Lançamento de campanha de vendas – inovação no modelo de pagamento ao oferecer aos clientes descontos e parcelamentos. • Lançamento de campanha de vendas internas. • Reversão de resultados de receitas do negócio de vacinas. • Reestruturação do MKT para os 3 negócios (Laboratório, Imagem e Vacina).

Critério: Credibilidade / Assistência

O ano de 2016 resultou em grandes resultados ao Labchecap – Laboratório e Imagem, também no âmbito das análises clínicas. Rapidez, segurança e qualidade em todos os procedimentos fazem parte da política da empresa. • A Qualidade Técnica e de Gestão do Labchecap é verificada por Controles Internos e Externos, e reconhecida também pelos órgãos certificadores, dentre eles: • Certificação ISO 9001:2008 conquistada em 2000 e mantida desde então com aferições anuais de conformidade. Esta certificação tem como objetivo melhorar a gestão da empresa, considerando todos os nossos processos técnicos, administrativos e de atendimento. • O índice geral de satisfação dos clientes, em 2016, atingiu 98,4% • Acreditação DICQ, concedida pelo Sistema Nacional de Acreditação desde 2014 e que avalia a capacidade dos processos técnicos e organizacionais da empresa patrocinados pela Sociedade Brasileira de Análises Clínicas. • Programa Nacional de Controle da Qualidade – PNCQ, promovido pela Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC) que avalia a qualidade do produto (resultado), comparando-o com os seus pares e com laboratórios clínicos de referência, • Acreditação SBIN, concedida pela Sociedade Brasileira de Imunização (Vacinas) – Certifica que o serviço obedece às recomendações federais consideradas mínimas pela Comissão de Acreditação da SBIm. • Em 2016 foi iniciada a implantação do modelo adotando os critérios do Manual Brasileiro de Acreditação ONA. A acreditação acontecerá no segundo semestre de 2017. • Canais de comunicação diretos do corpo clínico com o presidente do grupo e dos pacientes com a diretoria técnica.

Critério: Novos investimentos

Investimentos na área de TI também foram executados, a exemplo da aquisição do Oracle que fortaleceu o banco de dados da empresa. Parcerias com empresas de tecnologia também foram firmadas com o objetivo de assegurar a segurança da informação e melhoria de infraestrutura. Além disso, foi feito o interfaceamento de aparelho de última geração para otimizar amostras analisadas diariamente, e a execução de ações personalizadas de CRM – envio de sms e mkt, de acordo com cada perfil dos clientes Seimi Labchecap. Em 2016, o Labchecap criou o serviço de atendimento ao cliente VIP, serviço voltado para pacientes ortomolecular, e para atender uma necessidade de diminuição de tempo para liberação da maioria dos exames. A empresa ampliou a oferta de exames mais específicos de biologia molecular e internalizou a metodologia de IFI - imunofluorescência automatizada. Com o objetivo de proporcionar mais segurança e rapidez nos procedimentos operacionais, o Labchecap – Laboratório e Imagem investiu em inovação e tecnologia nos últimos 12 meses. Um exemplo é a realização de exames de Microbiologia automatizada, que é a identificação da bactéria por reação química, além de informar qual antibiótico o paciente poderá tomar. A hemocultura automatizada tem a função de revelar qual bactéria está no sangue, podendo disseminar alguma infecção.

Critério: Visibilidade de mercado

Os números mostram que o investimento em Marketing trouxe um retorno significativo. Com aproximadamente 700 funcionários, é visível o crescimento contínuo do Labchecap ao longo dos últimos 34 anos. Em 2016 o Planejamento Estratégico do Labchecap contemplou um Plano de comunicação com o objetivo de fortalecer ainda mais a sua imagem institucional, agregar valor à sua marca e divulgar a estratégia de expansão da empresa: • Foi realizada uma campanha comercial para reforçar a marca como líder do segmento de laboratórios de análises clínicas. Foram utilizados outdoors, busdoor, empena, mobiliário urbano, spot de rádio, panfleto, redes sociais e emailmarketing. • Também foi executada uma campanha para posicionar o Labchecap como referência na área de imagem. Anuncio em jornais impressos, outdoor, spot em rádio e redes sociais foram algumas das ferramentas utilizadas. • Ao longo do ano de 2016, campanhas pontuais reforçaram o posicionamento do Labchecap no mercado. No dia mundial da saúde a empresa participou de um programa de rádio ao vivo, em um shopping center da cidade. • Foi realizada a distribuição gratuita de vacinas contra a gripe em comunidades de Salvador, a exemplo de Itapuã, Liberdade e Cajazeiras. A ação contou com carro de som, panfletagem, redes sociais e promotores. • Outubro Rosa e Novembro Azul também fizeram parte do calendário de campanhas do Labchecap, em 2016. A missão é estimular que homens e mulheres tenham o hábito de cuidar da saúde e fazer exames regularmente. • Complementando a estratégia de expansão, foram desenvolvidas 5 campanhas de lançamento de novas unidades informando à população a localização das mesmas, além de uma campanha de localização realizada em 31 bairros de Salvador.