Itaigara Memorial

Categoria: Hospital Dia

Critério: Inovação

2016 foi um ano especial para o Itaigara Memorial. O processo para busca da Acreditação foi intensificado, o que fomentou o fortalecimento da capacitação das lideranças em todas as áreas. Com este propósito, foi realizado um mapeamento de todos os processos, com ênfase nos finalísticos (exames, cirurgias, consultas e terapia infusional). Todos os indicadores foram revistos, apoiados pela consultoria da IBES, e ganharam uma rotina de acompanhamento sistemática. Isto possibilitou às lideranças e à diretoria uma avaliação crítica do desempenho dos processos e entregas, resultando em mais qualidade e segurança, que culminou com a conquista da Acreditação ONA nível 1, neste mesmo ano. Um projeto inovador deu-se na área de Recursos Humanos. Através de uma consultoria capitaneada pelo Itaigara Memorial, realizou-se um levantamento de cargos, salários e funções entre dez das melhores instituições no segmento de saúde em Salvador. Este projeto resultou na revisão do organograma da empresa, do seu modelo de remuneração e progressão de carreira, além da criação de novos cargos, elementos que o Itaigara Memorial julga essenciais para a satisfação de seus colaboradores.

Critério: Credibilidade / Assistência

Com o avanço do processo de Acreditação, o Itaigara Memorial instituiu o seu Núcleo de Qualidade e Segurança, setor responsável pela coordenação de todas as atividades relativas ao tema. O Núcleo ganhou uma identidade visual própria que representa o conceito de cooperação e integração que estão contidos na Qualidade e Segurança. Durante o ano, estrutura humana e recursos foram direcionados para finalizar processos relativos à busca da Acreditação Hospitalar. Para realizar a avaliação dos seus serviços e processos, o Itaigara Memorial escolheu a ONA (Organização Nacional de Acreditação) e, ao final do ano de 2016 esta etapa foi finalizada com a conquista da Acreditação nível 1. Ainda neste ano, o Itaigara Memorial realizou uma pesquisa de satisfação entre o corpo clínico. O resultado foi extremamente satisfatório, uma vez que demonstrou que 82% destes médicos tem no Itaigara Memorial Hospital Dia a sua primeira opção como centro cirúrgico e cerca de 13% como a segunda opção. A equipe de anestesiologistas também respondeu a um bloco específico de perguntas e 100% deles afirmaram recomendar o centro cirúrgico a outros colegas.

Critério: Novos investimentos

No ano de 2016, os investimentos foram canalizados para infraestrutura operacional, suporte à gestão e pessoas. Merece destaque a ampla revisão do estrutura de TI, incluindo crescimento físico e humano do setor, ampliação do sistema de cabeamento e rede, aquisição de novos computadores, resultando em maior capacidade operacional e velocidade na transmissão de dados. Este investimento tem impactos diretos no atendimento ao cliente, no apoio à gestão técnica e administrativa e no fortalecimento da segurança da informação. As atividades de manutenção receberam forte investimento com a implementação de um novo protocolo de manutenção preventiva, cobrindo todo o parque tecnológico das instituição. A segurança do trabalho, através do SESMT, ganhou um reforço com a contratação de um médico do trabalho e mais um técnico do trabalho.

Critério: Visibilidade de mercado

O ano de 2016 trouxe alguns incrementos para comunicação do Itaigara Memorial ampliando o foco do seu público, possibilitando atingir não apenas a classe médica, mas também pacientes e potenciais clientes. Para isto, foi um realizado um planejamento prévio que estabeleceu uma linguagem própria da marca, tanto no aspecto visual quando em seu conteúdo. A unidade de Gastro-Hepato e Endoscopia foi divulgada em uma campanha de mídia externa, ressaltando os riscos da automedicacão e importância da prevenção. Em paralelo às peças de outdoor, foi utilizada a mídia rádio com spots que reforçam o conceito do cuidado integral e especializado prestado nessa unidade. O Itaigara Memorial ingressou nas mídias sociais com a criação de uma Fanpage que trata de temas relativos aos três blocos de serviços: Hospital Dia, Gastro-Hepato Endoscopia e Instituto da Mulher, além de peças de caráter institucional e divulgação de eventos internos. No segundo semestre foi lançado um novo News, uma edição especial dedicada à Metas Internacionais de Segurança. A identidade visual e abordagem de conteúdo foi trabalhada de acordo com as diretrizes do plano de comunicação, trazendo à peça mais leveza e humanização. Dando continuidade as ações voltadas ao público médico, o Itaigara Memorial apoiou e realizou três eventos de caráter científico e educativo ao longo do ano. Estes eventos são oportunidades de contato real com a comunidade médica, que representam o principal público decisor na escolha de uma unidade cirúrgica. O apoio se deu aos eventos “I Encontro Norte Nordeste de Reprodução Assistida” realizado pela Clínica IVI, abordando o tema Infertilidade e o Workshop “Tratamentos Íntimos femininos a laser” que abordou temas sobre a anatomia e fisiologia da genitália feminina, patologias, condições clínicas, climatério e sexualidade. Já na especialidade de gastro-hepato, a unidade promoveu evento educativo para médicos acerca do Tratamento Atual da Hepatite C. O Itaigara Memorial Hospital Dia vem conquistando o “OURO” na categoria Hospital Dia por seis vezes consecutivas. Mais informações, imagens e vídeos da instituição podem ser obtidas no site www.itaigaramemorial.com.br.