Hospital Semed – Camaçari

Categoria: Hospital Privado (Interior do Estado)

Critério: Inovação

Apresentamos as nossas ações realizadas em 2016, um ano no qual colhemos os resultados de todas as realizações em 2015. Mesmo com a crise econômica que enfrentamos no País, que impactou de forma direta o setor de saúde como um todo, conseguimos através da nossa determinação, de uma administração eficiente, seguindo as melhores práticas do mercado aliadas aos investimentos na tríade: inovação, tecnologia e pessoas, nos manter de forma consciente e planejada dando continuidade à nossa busca pela excelência na gestão hospitalar e pelos melhores indicadores de qualidade no setor de saúde na Bahia. INOVAÇÃO: 1. AMPLIAÇÃO DA ESTRUTURA FÍSICA, CRIAÇÃO E CONSTRUÇÃO DE NOVA FACHADA Em 2016, o Hospital Semed deu continuidade a ampliação da sua estrutura física, somados aos investimentos realizados em todos os outros setores. Vale ressaltar que no ano anterior (2015), investimos na nova ala de urgência e emergência, que hoje se apresenta mais moderna e ainda melhor equipada. Dando seguimento aos investimentos, com capital próprio, em 2016, foi contratada a empresa Protécnica, especializada em ambientes hospitalares, para projetar a nossa nova fachada, trazendo uma arquitetura moderna ao bloco de 3 andares, através de uma fachada única com detalhes modernos de paisagismo e urbanismo. A nova fachada está totalmente dentro dos padrões hospitalares exigidos, separando as entradas principais e da emergência. O projeto de reforma da fachada tinha como principal objetivo, traduzir externamente aquilo que o SEMED já havia se transformado por dentro, um hospital moderno e humanizado. Resultados: - Melhor direcionamento de acesso da entrada para ambulância, serviços ambulatoriais, complementares e de bioimagem, facilitando a compreensão para quem chega ao hospital, direcionando-os aos setores; - Otimização da entrada de ambulância, tornando o pronto atendimento mais ágil, em menor tempo; - Aparência externa do hospital com aspecto mais moderno, transmitindo a sensação de algo novo, porém, mantendo a credibilidade já reconhecida. 2. IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA VOLTADA PARA SEGURANÇA DO PACIENTE: Implantamos o programa de educação continuada voltada para segurança do paciente, com o objetivo de capacitar a equipe para uma assistência de qualidade. Implementamos indicadores que serviram de instrumento de avaliação do desempenho da equipe, com base em critérios e metas pré-estabelecidos e passamos a trabalhar com a prevenção das não conformidades tanto no atendimento quanto na assistência. Resultados: 1. Equipe mais motivada e capacitada; 2. Redução nos índices de não conformidades 3. Aumento da satisfação do cliente; 4. Aumento na satisfação da equipe médica (pela organização e segurança nas práticas de enfermagem)

Critério: Credibilidade / Assistência

1. IMPLEMENTAÇÃO DO NÚCLEO DE SEGURANÇA DO PACIENTE Visando a melhoria contínua e a qualidade do nosso atendimento, demos continuidade do programa Núcleo de Segurança do Paciente - implantado em 2015 – com investimentos em ações voltadas para o corpo clínico e colaboradores do Hospital, com o objetivo de disseminar amplamente a cultura de segurança do paciente. Foi realizado um evento reunindo os médicos do Hospital, com o intuito de analisar cases de implantação no NSP em outros hospitais, além da criação de materiais informativos (cartazes, panfletos, cartilhas), para médicos, enfermeiros, colaboradores e pacientes. Além disso, realizamos a Semana de Prevenção de Quedas. A programação da semana também contou com uma SIPAT, com apresentações de vídeos institucionais sobre o tema. Para difusão e treinamento de colaboradores criamos um jogo de tabuleiro didático “Na Trilha da Saúde” com simulação de situações diárias presentes nas atividades do núcleo de Segurança do paciente. Resultados: - Foi mensurado um aumento no índice de satisfação entre médicos, colaboradores e pacientes; - Maior empenho por parte dos médicos e enfermeiros no cumprimento das Metas Internacionais de Segurança do Paciente; - Credibilidade por parte de pacientes e profissionais da área de saúde; - Mudança da cultura de toda a equipe em relação à prevenção e da melhoria do serviço e do cuidado com o paciente; - A melhoria continua dos processos de cuidado e do uso de tecnologia da saúde; - A garantia das boas práticas de funcionamento do serviço de saúde. 2. GESTÃO DO RH PARA MANTER BAIXOS ÍNDICES DE TURNOVER EM MOMENTOS DE CRISE Através de uma gestão estratégica e operacional, com base em um planejamento previamente elaborado, o Hospital manteve os seus baixos índices de “turnover”, mesmo diante do delicado momento econômico no País. Resultados: - Maior credibilidade, junto aos profissionais de saúde; - Reconhecimento positivo da gestão do Hospital, junto a empresas da área de saúde. 3. DEMOS CONTINUIDADE DE PROGRAMAS DE RELACIONAMENTO COM CONVÊNIOS Em 2016, também houve a continuidade e melhorias no programa “Portas Abertas”. Aproximamos ainda mais nossas relações com os convênios e planos de saúde. Realizamos encontros com representantes dos convênios que possuem maior credibilidade e expertise no negócio para explicar, “in loco”, o funcionamento do Hospital. Demonstramos os investimentos realizados e as linhas de atuação da instituição. Resultado: - Transparência nas relações com público influenciador; - Melhora nos serviços prestados aos nossos pacientes.

Critério: Novos investimentos

1. CONTRATO DE OUTSOURCING PARA SETOR DE MARCAÇÃO E ATENDIMENTO TELEFÔNICO. Pensando na melhoria do atendimento, com o objetivo de prestar um serviço de alta qualidade para nossos pacientes, ampliamos a nossa Central de Atendimento, em parceria através de contrato de outsourcing com a Avaya, uma das melhores indústrias fornecedoras de soluções, serviços e inovações na área de call centers. Resultados: - Maior controle de ligações; - Atendimento mais rápido e eficaz; - Monitoramento do sistema, em tempo real; - Melhoria na experiência da relação com o cliente. 2. AMPLIAÇÃO DO SETOR DE OFTALMOLOGIA Em 2016, os investimentos para melhoria dos serviços do Hospital continuaram. Ampliamos o serviço de oftalmologia, adquirimos novos equipamentos, a exemplo do YAG Laser e a implantação de um novo consultório para a especialidade, transformando nosso centro em uma referência em oftalmologia, em Camaçari e Região Metropolitana de Salvador. Resultados: - Realização de cirurgias de catarata e glaucoma; - Realização de exames de retinografia;

Critério: Visibilidade de mercado

1. NO ANO DE 2016 O HOSPITAL SEMED GANHOU GRANDE VISIBILIDADE NO SETOR COM O PRÊMIO BENCHMARKING SAÚDE CATEGORIA MELHOR HOSPITAL DO INTERIOR DO ESTADO. O HOSPITAL REALIZOU CAMPANHAS PUBLICITÁRIAS E DE PROMOÇÃO DA SAÚDE E DE SERVIÇOS DO HOSPITAL: Investimos em uma campanha institucional para divulgar o Prêmio Benchmarking Saúde, nas praças de Salvador e Camaçari, como melhor hospital privado do interior do estado. A campanha contou com outdoor, spots de rádio na Líder FM e anúncios na revista Nossa Metrópole, Revista ABM e Revista Yacht. Investimos em campanhas para promoção de nossos serviços usando rádio local, outdoor e comunicação interna Resultados: - Maior recall do mercado hospitalar e fortalecimento da sua imagem junto à comunidade médica e empresas do segmento; - Aumento da procura de profissionais de saúde para compor o quadro do hospital. - Aumento da procura e da confiança dos pacientes no Hospital Semed 2. DEMOS CONTINUIDADE A NOSSA PRESENÇA NO AMBIENTE DIGITAL, ATRAVÉS DAS MÍDIAS SOCIAIS. Com a assessoria específica conseguimos um aumento expressivo de público em nossa fanpage, respondemos às dúvidas e questionamentos sobre procedimentos, atendimentos e marcações através deste canal de comunicação entre o Hospital Semed e os pacientes. Usamos este canal também para promover a saúde e para nos aproximar da população com campanhas próprias e linhas editorias informativas e relacionais, sobre qualidade de vida, saúde, prevenção e com esclarecimentos sobre todas as especialidades e procedimentos disponíveis no hospital. Resultado: - Aumentamos a proximidade com o nosso público final, interagindo diretamente com diferentes públicos (médicos, pacientes e colaboradores), com maior acompanhamento e controle sobre possíveis reclamações e falhas nos serviços.