Hospital Português

Categoria: Hospital Filantrópico

Critério: Inovação

O Hospital Português (HP) criou estratégias para permanecer na vanguarda assistencial com autossustentabilidade, em 2016. O plano de ações institucionais para o período contemplou a adoção de ferramentas inovadoras de gestão, controle de processos internos e redução de custos para otimizar resultados. Mirando o alto padrão dos serviços dentro dos recursos disponíveis, o HP manteve todas as equipes empenhadas na utilização do seu avançado sistema de gestão – tecnologia que integra a complexidade de informações da rotina hospitalar e todos os processos da gestão, gerando dados globais concisos para o controle gerencial, com ganhos efetivos para a assistência. O êxito obtido faz do HP um forte candidato a ser benchmarking. Migrar os sistemas para esta tecnologia especialista no segmento reduziu não conformidades, tempo gasto com atividades de rotina e trabalhos manuais para integrar dados; proporcionou abrangência dos processos assistenciais e administrativos, segurança no controle das entradas e qualidade nas informações geradas, melhorando a tomada de decisão em tempo hábil. A maturidade no uso do sistema inovador gerou um ganho importante (5%) no indicador de faturamento versus produção, em 2016, em relação a períodos anteriores. O HP aposta no uso da ferramenta para viabilizar o desenvolvimento sustentável e novos projetos na saúde. Com essa tecnologia, a gestão hospitalar ganhou maior eficiência, elevando a qualidade e segurança no cuidado do paciente. Por exemplo, em 2016, visando ampliar o volume cirúrgico dentro da capacidade instalada, o HP criou o Setor de Supervisão de Fluxos Cirúrgicos para atender aos cirurgiões e pacientes no acesso a informações sobre procedimentos e pendências do processo de atualização dos planos de saúde ou convênio. A integração de dados no sistema também permitiu a renegociação bem-sucedida de contratos, reduzindo mais de 50% do valor de alguns, além de maior controle e redução de custo do HP, maior giro de leitos, aumento expressivo do ticket médio e da receita institucional.

Critério: Credibilidade / Assistência

Com 160 anos de serviços prestados à comunidade baiana e de outras regiões do Brasil, o HP é um dos hospitais mais completos, modernos e com credibilidade no mercado da saúde nacional. A conquista desse lugar de destaque no segmento tem bases na sua atuação pioneira em procedimentos de alta complexidade, assistência especializada e humanizada dentro de uma infraestrutura de grande porte, com equipes altamente qualificadas, corpo clínico misto referenciado e parque tecnológico de última geração. Para consolidar a qualidade e segurança nos seus processos internos, o HP investiu fortemente na qualificação das suas equipes multiprofissionais, adotando inciativas como: ações de reforço das rotinas assistenciais de segurança do paciente como Protocolos Gerenciados na assistência, Protocolo de Abreviação de Jejum; realização inédita do 1º Simulado de Abandono de Área; promoção da Semana da Farmácia em Movimento, do 1º Café Científico com Farmacêuticos, do 2º Seminário de Serviço Social e do 3º Simpósio de Ortopedia; disseminação do Programa HP + Sustentável, realização de treinamentos na plataforma de pesquisa científica UP TO DATE para especialistas e recebimento de novos integrantes nos programas de Residência Médica em Cancerologia/Oncologia Clínica, Medicina Intensiva, Clínica Médica e Infectologia. A consolidação do padrão de excelência nas práticas de assistência e segurança do HP foi ratificada pela recertificação, sem ressalvas, da Organização Nacional de Acreditação - ONA. Também foi motivo frequente de reconhecimento público do setor, em 2016: a Instituição recebeu duas premiações inéditas em sua história, o Prêmio Top Of Mind, considerado o mais importante da área de Marketing na Bahia, e o 1º Prêmio Líderes da Saúde Norte e Nordeste em Sustentabilidade, pelo desempenho alcançado nesse âmbito.

Critério: Novos investimentos

Para manter a alta performance em 2016, o HP investiu mais de R$ 7 milhões (sete milhões de reais), sobretudo, em abertura de novas unidades, ampliação de serviços e aquisição de novas tecnologias (equipamentos e sistemas de informação). O Hospital ampliou o Programa de Residência Médica oferecendo quatro campos de ensino e elevou a produção de trabalhos científicos. Mais de 120 obras foram realizadas na estrutura hospitalar no último ano, elevando o conforto e a qualidade assistencial em diferentes especialidades médicas. A Ala Oncológica foi modernizada e foi criada mais uma unidade do Centro de Oncologia HP, recebendo novas equipes especializadas e dobrando a capacidade de atendimentos no serviço. Na Cardiologia, houve ampliação do Serviço de Hemodinâmica e aquisição do aparelho avançado Artis Zee, duplicando a capacidade de atendimentos. Na Maternidade Santamaria, houve melhora do acolhimento de Emergência Obstétrica, aumento do Centro Obstétrico e do número de leitos de UTI Neonatal em 40%, e vanguarda na emissão do registro de nascimento com CPF na rede privada. Os investimentos contemplaram ainda a ampliação e modernização da portaria do HP, instalação de tecnologias avançadas de segurança e de monitoramento 24 horas, em todo o Hospital: 11 catracas eletrônicas, 300 câmeras de segurança e 15 novos relógios de controle de acesso, além dos 10 já ativos; aquisições como nova central de geração de energia própria do HP, carros avançados de Nutrição hospitalar, e quatro novos elevadores para otimizar os fluxos no Hospital. No interior baiano, a ampliação da assistência hospitalar ocorreu com a incorporação de duas novas unidades de saúde administradas pelo HP: a Unidade Municipal Antônio Teixeira Sobrinho, em Jacobina, e a Unidade Municipal Antônio Carlos Magalhães, em Euclides da Cunha. Agora, cinco unidades hospitalares no interior da Bahia são administradas pelo HP, oferecendo atendimentos qualificados através do Sistema Único de Saúde – SUS para mais de 600 mil pessoas das microrregiões de Jacobina, Euclides da Cunha e adjacências.

Critério: Visibilidade de mercado

O HP evidenciou sua posição de referência no mercado, aumentando a visibilidade entre os seus públicos (interno/externo), através de ações integradas de marketing e comunicação, a partir de novembro de 2016. Foram mais de 400 exposições do HP nos principais veículos de comunicação de massa locais, no período. Na TV Band, 60 comerciais distribuídos de segunda a sexta-feira, nos intervalos dos programas Café com Jornal, Dia a Dia, Band Cidade e Jornal da Band. Na TV Bahia, 15 inserções nos intervalos de maior audiência – programas Bom Dia Brasil, Jornal da Manhã, Jornal Hoje, Novela das nove, Jornal Nacional e Fantástico. Na TV SBT/Aratu, 21 veiculações distribuídas no Bom Dia Bahia, Aratu Notícias, Programa Silvio Santos e SBT Brasil. A Bandnews FM veiculou 88 vinhetas de abertura e comerciais no programa Sua Saúde; a Metrópole FM divulgou 110 spots institucionais, de segunda a sexta-feira, duas entrevistas e um testemunhal de profissional do HP no Metrópole Saúde. A Globo FM veiculou 172 comerciais e chamadas institucionais, de segunda a sexta-feira, no Happy Hour. A propaganda impressa sobre serviços do HP teve 08 anúncios de meia página nas edições dominicais dos jornais A Tarde e Correio, além de página inteira nas revistas Veja (BA/SE) e Muito (Grupo A Tarde). Na internet (redes sociais e site), a campanha gerou posts de peças e conteúdo audiovisual. Ações de comunicação também fortaleceram a marca HP para o mercado, valorizando o público interno e resultados inéditos do Hospital: Campanha “Somos Top Of Mind. Somos Hospital Português”, protagonizada por colaboradores; Homenagens “Colaborador Destaque e Colaborador 25 Anos”; Campanha “Todos Juntos pelo Mesmo Ideal”, estimulando a Acreditação Internacional Qmentum, eventos e palestras educativas como 1º Encontro Saúde, Qualidade de Vida e Bem-Estar, São João e Natal da Quinta Portuguesa; divulgação da conquista da recertificação da excelência hospitalar pela ONA, do 1º Prêmio Líderes da Saúde Norte e Nordeste, em Sustentabilidade, e da maior premiação de Marketing do mercado baiano, o Top Of Mind.