DNA

Categoria: Laboratório de Análises Clínicas Compliance

Critério: Implantação do Código de Conduta (se houver)

Há mais de 20 anos, surgiu o Laboratório DNA com o objetivo de realizar exames diferenciados, principalmente na área da genética. Com o passar do tempo, a medicina evoluiu, a exigência do mercado aumentou e a indústria desenvolveu novos equipamentos que ampliaram a precisão diagnóstica. O Laboratório DNA acompanhou essa evolução com sucessivos investimentos em aparelhos de alta tecnologia e na capacitação do seu corpo técnico. Por isso, além dos exames de rotina, o laboratório está habilitado a fazer toda a gama de dosagens hormonais, diagnósticos de doenças genéticas e exames de pré-natal, incluindo anomalias cromossômicas, com o diferencial de atuar na Citogenética e Biologia Molecular. Outra inovação é a realização do exame de sexagem fetal, uma análise que permite descobrir o sexo do bebê a partir da oitava semana de gestação. Para isso, conta com uma equipe médica especializada e todo o suporte para realizar o exame em Salvador. Desta forma, a entrega do resultado é surpreendentemente rápida, em até 5 dias. Na área de compliance, o Laboratório DNA vem tomando diversas iniciativas, com o objetivo de fortalecer os processos internos e, consequentemente, a qualidade dos serviços oferecidos. Uma delas foi a implantação do código de conduta interno, um documento que normatiza a condução do negócio, instruindo os funcionários a adotarem uma postura ética, correta e transparente na sua rotina profissional.

Critério: Descritivo das rotinas de compliance, com seus devidos impactos na conduta moral e ética da organização

Reuniões internas também são realizadas com regularidade, difundindo as regras estabelecidas para o perfeito funcionamento das atividades diárias.  Os controles e regulamentos são construídos estrategicamente para educar e estimular os colaboradores de acordo com as políticas de ética e responsabilidade social do Laboratório DNA. Destaca-se ainda a criação de um comitê formado pelos sócios, que cuida das ações de compliance, das relações com os stakeholders e analisa os possíveis desvios de conduta dos colaboradores. Todo esse investimento e o compromisso com a qualidade técnica, seguindo rígidos processos de qualidade, garantiu a certificação ISO 9001-2008 (recertificado em 16/11/2011) e o Certificado de Proficiência 2016. Conquistas que comprovam o compromisso do Laboratório DNA com a excelência técnica em todas as suas atividades.

Critério: Descritivo das ações de governança corporativa com viés na política de compliance da organização

Para garantir a conformidade dos processos internos com os mais altos níveis de segurança para os pacientes, o laboratório criou o Sistema de Gestão da Qualidade do Laboratório DNA. Um setor responsável pela melhoria contínua, com atendimento aos requisitos do serviço, e também pela satisfação dos clientes. Na prática, isso significa que auditorias periódicas vêm sendo realizadas para a manutenção do padrão de excelência DNA. Outro grande avanço foi a criação da Central de Discussão Técnica. Um canal de comunicação que aproximou a equipe do laboratório da classe médica. Através de um telefone exclusivo, é possível esclarecer questões sobre procedimentos de genética e discutir resultados de qualquer natureza. O resultado desse foco total na qualidade fez com que a marca ganhasse grande visibilidade no mercado regional. Uma história de sucesso pautada na ética, credibilidade, inovação tecnológica e no bem-estar de todos os seus clientes.