Cárdio Pulmonar

Categoria: Hospital Dia

Critério: Inovação

O Centro Cirúrgico do Hospital Cárdio Pulmonar apresentou um crescimento de 12% no volume de cirurgias realizadas no ano de 2016 e de 40% no faturamento. Um aumento expressivo no fluxo que teve seu sucesso assegurado, entre outros fatores, pela redução do tempo médio de permanência hospitalar observado no período, gerando maior disponibilidade de leitos cirúrgicos, além do acompanhamento sistemático dos indicadores de estrutura e por uma equipe de anestesia com alto índice de titulação do TSA (Título Superior de Anestesia). Dois serviços cirúrgicos tiveram destaque no ano de 2016: a consolidação do programa de cirurgia cardíaca minimamente invasiva e ampliação do serviço cirurgia bariátrica, através da parceria com a NTCO - Núcleo de Tratamento e Cirurgia da Obesidade, firmada em 2015 e sedimentada em 2016. Uma importante inovação, foi a utilização de GAMA PROBE no mapeamento do linfonodo sentinela nas cirurgias oncológicas, trazendo maior precisão nos resultados cirúrgicos. Visando trazer mais agilidade ao fluxo do paciente, foi iniciado, em 2016, o programa de melhoria de processos no Centro Cirúrgico, através da metodologia Lean Six Sigma.

Critério: Credibilidade / Assistência

O programa de Cirurgia e Procedimento Seguro, o Check List de Cirurgia e a aplicação dos termos de consentimento informado estão completamente consolidados, promovendo segurança aos pacientes e cirurgiões. A taxa de infecção em cirurgia limpa permaneceu com índices < 0,5% (abaixo do recomendado pela OMS). Em 2016, os índices de satisfação das equipes médicas em relação aos serviços prestados pelo Centro Cirúrgico permaneceram elevados, denotando alta confiabilidade nas unidades de internação, nas equipes de anestesia, na equipe de enfermagem e na equipe médica das unidades fechadas, todos com aprovação acima de 95%. Durante o ano, foi observada uma redução de 20% no tempo de autorização das cirurgias eletivas, trazendo maior agilidade no agendamento e na realização dos procedimentos. Esta agilidade eleva a satisfação de pacientes e cirurgiões.

Critério: Novos investimentos

Os investimentos realizados no ano de 2016 incluem: investimentos em equipamentos de Ultrassonografia e Ecocardiografia intraoperatória, instrumentais para Ortopedia e Cirurgia Bariátrica. Os Programa de Cirurgia de Cabeça e Pescoço e Cirurgia Ginecológica foram alvo de investimentos, bem como a ampliação do leque de equipamentos destinados ao manejo de via aérea difícil, aumentando a segurança do procedimento anestésico.

Critério: Visibilidade de mercado

Em 2016, manteve-se estratégia de comunicação focada nos dois públicos decisores para o seu negócio: pacientes e médicos cirurgiões. Durante o ano a campanha “o Cárdio Pulmonar Tem” levou ao conhecimento interno e externo, através do Facebook, o Programa de Cirurgia Cardíaca Minimamente Invasiva e o Programa de Cirurgia Bariátrica.